MAPAS DE ISOERODENTES

Os mapas de isolinhas são confeccionados com a união de pontos de mesmo valor e são aplicáveis a fenômenos geográficos que apresentam continuidade no espaço geográfico. Podem ser construídos a partir de dados absolutos como altitude do relevo, temperatura, precipitação, umidade, pressão atmosférica, e também podem ser construídos a partir de dados relativos como densidades, percentagens ou índices, como os de erosividade da chuva.


Neste caso específico, o objetivo é mostrar graficamente como se comportam os índices de erosividade das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul, e por isso as isolinhas ganham o nome de Isoerodentes.


Após a definição dos índices de erosividade e com o auxílio dos softwares de geoprocessamento e de edição vetorial, foram definidas as isolinhas correspondentes à área em estudo sendo que para o traçado das isoerodentes foram utilizados os valores médios mensais e anuais dos índices de erosividade.

Foram confeccionados 12 mapas de isoerodentes mensais e 1 mapa de isoerodentes anuais para cada uma das seguintes situações: 

  • Índices de erosividade calculados para meses indiscriminados, sem considerar a ocorrência ou não do fenômeno ENOS;

  • Índices de erosividade calculados para meses neutros (sem El Niño ou La Niña);

  • Índices de erosividade calculados para eventos de El Niño;

  • Índices de erosividade calculados para eventos de La Niña.

Erosividade das chuvas no RS

Contém os mapas de isoerodentes apresentando as médias mensais e a média anual dos Índices de Erosividade das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul.

As médias foram calculadas utilizando-se todos os valores de erosividade disponíveis para o Rio Grande do Sul, sem considerar se houve ou não a ocorrência dos fenômenos El Niño e La Ñiña.

El Niño, La Niña e a Erosividade das chuvas no RS

Série El Niño

Contém os mapas de erosividade das chuvas durante o fenômeno El Niño.

Série La Niña

Contém os mapas de erosividade das chuvas durante o fenômeno La Niña.

Série Neutra

Contém os mapas de erosividade das chuvas na ausência dos fenômenos El Niño e La Niña.

Mapas de Erosividade agrupados por mês

Contém os mapas de isoerodentes com as diferentes séries de dados (Indiscriminados, Neutros, El Niño e La Niña) agrupados para comparação.

Dr. Cristiano Nunes

dos Santos

© 2019 por CNS. Criado com Wix.com

  • Facebook ícone social
  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube