AGRADECIMENTOS

As informações aqui disponibilizadas são o resultado das pesquisas realizadas, inicialmente pelo Professor Dr. José Carlos Lago, ao longo de  vinte anos no Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da UFPel.

Neste empreendimento muitas dificuldades tiveram que ser superadas. A falta de registros pluviográficos, as dificuldades na obtenção dos registros pluviométricos, as necessárias adaptações metodológicas e as intermináveis horas dispendidas no manuseio dos pluviogramas justificam o tempo gasto.

O surgimento da era digital contribuiu, significativamente, para acelerar este trabalho e permitiu o desenvolvimento de um método inédito, totalmente digital, para o armazenamento de pluviogramas, facilitando seu manuseio e a obtenção dos índices de erosividade das chuvas. Este método, com certeza, é o grande diferencial com relação ao mapeamento da erosividade pela sua rapidez e confiabilidade.

A interpretação dos resultados, a medida que eram obtidos, nos levou a conclusão de que os eventos meteorológicos conhecidos como El Niño e La Niña deveriam ser melhor estudados. As características das precipitações quando da ocorrência destes eventos influenciam, sobremaneira os índices de erosividade das chuvas. Estas particularidades são bem evidentes nos gráficos apresentados neste site.

Este mapeamento, dada sua relevância, não deve se restringir ao meio acadêmico. Temos a esperança que o mesmo ultrapasse estes limites e atinja seu objetivo maior que é servir como ferramenta para orientar as práticas de manejo do solo, tão necessárias ao controle da erosão acelerada dos mesmos.

Por fim, rendo a minha homenagem ao Professor Dr. José Carlos Lago que desde a década de 1980 vem trabalhando incansavelmente na determinação dos índices de erosividade das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul. Esta justa homenagem é pelo seu apoio e amizade sincera, como mentor durante a caminhada pela graduação, mestrado e doutorado, enfrentando junto os desafios encontrados pelo caminho, mas que nunca fizeram desanimar no trabalho para realizar o 1º Mapeamento Completo dos Índices de Erosividade das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul.

Agradeço também a professora Drª Marta Elena Gonzales Mendez e a professora Drª Rita de Cássia Fraga Damé, pela amizade e apoio que sempre tiveram.

 

Dr. Cristiano Nunes dos Santos

Dr. Cristiano Nunes

dos Santos

© 2019 por CNS. Criado com Wix.com

  • Facebook ícone social
  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube